Educação alicerce da sociedade

Tão bonito quando vejo o jovem bem educado tratando bem seus pais. Sendo bom amigo. Não se trata do “politicamente correto” e sim da tão esquecida educação. Existe algo mais interessante do que saber chegar nos ambientes cumprimentando as pessoas. Sorrindo quando é interpelado para qualquer questionamento. Tendo paciência para explicar algo quando porventura não é entendido. Precisamos trazer a lume a educação alicerce de qualquer sociedade.

Um comentário:

  1. Concordo com o colega e acrescento trazendo a tona a luz amarela indicativa de "atenção", questionando especificamente sobre o dever ser da educação. Afinal, de quem é o dever educacional?

    Será que os nossos jovens têm o completo discernimento para entender o mundo? O que é certo ou errado dentro de uma concepção positivista? A sua afirmativa pode até ser positiva - “sim”, mas pare e pense relembrando dos seus anos de ouro. Ou melhor, reflita com base na sociedade. Assista o noticiário e reflita utilizando-se de casos verídicos e surreais expostos por nós, seres pensantes e "educados".

    É importante lembrar, que nem todas as crianças e/ou adolescentes estudam, e dentre as que estudam, estão, em sua esmagadora maioria, matriculadas em escolas públicas. Não querendo desmerecer a rede de ensino público, mas a realidade nos aponta um caminho diferente, como exemplificadamente vem sendo demonstrado no programa Fantástico.

    Em verdade, o ensino público nunca foi voltado as questões, aos "porquês" da vida, competindo a nós (e somente a nós), repararmos esse terrível erro histórico fruto dos mais fortes e oprimentes.

    Para tanto, não se pode perder de vista que o lugar de aprender não é somente nas escolas. Em casa ou em qualquer outro círculo social se pode aprende lições valiosas a exemplo da moral, ética, cidadania e etc. E sim, a educação é o alicerce de qualquer sociedade! Aliás, a educação como mera palavra por si só é capaz de abrir vários caminhos como já demonstrado pelos nossos colegas chineses e indianos.

    ...vamos ser realistas! O que os governantes buscam não é a educação esperada pelo povo. O que realmente se procura é juntar os cacos da dignidade que ainda lhe restam, e tentar demonstrar com isso, que a rede de ensino público "funciona" e atinge uma eficácia considerável trazendo capacidade aos nossos jovens. O que me deixa a indagar e logo concluir, pura hipocrisia!!

    Não é (e nem nunca foi) do interesse do mais forte dar capacidade de discernimento alinhada a educação. Por isso precisamos exercer a legitimidade cobrando por uma melhor rede de ensino público. Para, quem sabe assim, a cobrança legítima somada a educação familiar possa nos reportar a um país melhor, digno do posto de país mais feliz e carismático do mundo.

    ...Experimente começar a distribuir um "bom dia" e um "com licença". Um pouco de educação não faz mal a ninguém.

    Lucas Remor

    ResponderExcluir